A proliferação de trajes "novos" ocorrida sobretudo na década de 1990 decorre de um enorme e doloso erro. Decorre do chauvinismo abjecto da Academia de Coimbra e da enorme ignorância das novas academias então criadas.
Chauvinismo conimbricense porque erradamente afirmavam que a capa e batina eram um exclusivo identitário de Coimbra (algo totalmente falso). Com efeito, aquilo a que se designa de "capa e batina" nem batina tem sequer. O nome correcto é Traje Nacional, que por decreto governamental se determinou ser dos estudantes portugueses de liceus, escolas superiores e universidades do país. A designação "capa e batina" é apenas um cognome dado a um traje que é a adopção do traje burguês de finas do séc. XIX, depois do abandono das últimas vestes constituídas por "abatina", calça/calção e capa.
Ver AQUI.
Foram portanto os de Coimbra, na altura, que incentivaram as demais academias a encontrar outra forma de identificarem os seus alunos.
Um erro crasso que se pagou bem caro.
O segundo erro decorre da ignorância e do desejo incontido de se afirmarem face a Coimbra, julgando que o traje tinha essa função (quando nunca teve). Depois ainda lhe conferiram excesso de praxismo ao querer torná-lo traje praxista (só pra quem foi praxado), vedado a caloiros. A larga maioria das academias que adoptaram novos trajes inventaram e deturparam. Pegaram na "capa e batina" e sobre ela coseram adaptações de peças da etnografia regional. Conseguiram, de uma só vez, deturpar a etnografia (porque nunca copiarem fielmente aquilo que diziam querer reproduzir) e deturpar o sentido do Traje Nacional (que nunca teve traços de distinção geográfica).
A maioria desses ditos "trajes académicos" são uns panos sem nexo, mas como são charneira do bairrismo acéfalo criado nos anos 1990.... é quase atentado lesa pátria falar-se "mal" (neste caso a verdade) deles. E as pessoas são de tal modo fundamentalistas (usualmente em resultado da doutrinação e ignorância) que são incapazes de raciocinar serena e isentamente sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário