Por uma questão de coerência, de acordo com os critérios editoriais deste blogue, e tal como assumido, aqui ficam, para já, as 3 tunas que inicialmente tinham aceite, e depois recusaram; ou simplesmente recusaram à partida participar no Festival de Tunas da Tuna Feminina da Univ. Portucalense do Porto (evocativo do seu 20º aniversário):
Tuna Feminina do ISEP
Levadas da Broca (FMD U. Porto)
Tesuna (ESTS Porto)
As razões avançadas para a recusa de participação prende-se com a pressão dos respectivos Magnos (em consequência do derimido pelo Dux e MCV do Porto) que "aconselharam" à sua não participação.
É esta a solidariedade e verticalidade de quem se diz tuno/tunante.
Lamentável, a todos os títulos que haja quem se venda dessa maneira e quem demonstre tão pouca idoneidade e seriedade.
Nota: As informações foram colhidas durante o VIII ENT em Bragança, junto dos elementos da Tuna Feminina da Portuclense e confirmadas, igualmente, por uma fonte local (estudante ligado à Praxe na FEUP).
Nota2: Foi alterado o texto, de modo a, de acordo com os factos, referir que houve quem logo recusasse o convite e quem o fizesse depois de já o ter aceite.
Não fica, contudo, claro que a recusa seja provadamente por outros factores que não so aludidos. Mediante o actual panorama, mesmo incorrendo na possibilidade de imprecisões, qualquer recusa, neste contexto, que não directa, ou indirectamente ligada a pressões praxísticas, deve deixar isso claro (nomeadamente através de uma declaração clara e inequívoca de solidariedade, onde se faça menção da não obediência a instituições de praxe nestas matérias). Nenhuma das tunas supra-citadas, até agora, pro exemplo, subscreveu o manifesto tunante, o que é significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário